O crescimento e desenvolvimento (CD), é o aumento na estrutura do corpo, tendo em vista a multiplicação e o aumento do tamanho das células. O acompanhamento do peso corporal, da estatura e do perímetro cefálico com o objetivo de saber o quanto uma criança ganhou ou perdeu em determinados intervalos de tempo e tendo por base um acompanhamento a longo prazo através de anotações em gráficos ou curvas de crescimento torna possível observar e avaliar como uma criança está crescendo. No entanto além desse acompanhamento ,outras atividades também são de suma importância a serem postas em práticas nos nossos atendimentos as crianças no dia a dia.

Pensando em um atendimento de CD diferenciado, a enfermeira da ESF–I, PRISCILA ROBERTA, junto a sua equipe realizou no dia 12 de Março/2019 o CD coletivo na sua unidade e aplicou a técnica de shantala é uma técnica indiana, desenvolvida por Dr. Frederich Leboyer , e trás bastante benefícios a essas crianças , favorece o vínculo afetivo mãe e filho, ajuda na prevenção de cólicas e melhor funcionamento intestinal, restabelece o equilíbrio emocional do bebê atuando no sistema nervoso central através do envio da mensagem de bem-estar, melhora a qualidade do sono, aumenta a resistência do corpo atingindo seu desenvolvimento físico , emocional e psicológico . (WWW.unimedvtrp.com.br).

Ao final as mães que ali estavam presentes, ficaram muito satisfeitas com o momento, aproveitaram para tirar dúvidas , e se prontificaram a aplicar a técnica como rotina em casa, tendo em vista tantos benefícios que a shantala proporciona aos pequenos.