Tendo em vista a epidemia de sífilis que o Brasil vem enfrentando atualmente, assim como demais IST´s, que ganham maior atenção no período carnavalesco devido a maiores exposições pelos foliões a estas infecções, a Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família I, (PRISCILA ROBERTA) junto a sua equipe e contando com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Mun. de Lagoa de Pedras, realizaram no dia 25 de fevereiro do presente ano, ações de prevenção em feira livre, fizeram mais de 80 testes rápido de HIV e SÍFILIS, entrega de preservativos feminino e masculino, entrega de panfletos e orientações de ist´s e prevenção de modo geral.

As Infecções sexualmente transmissíveis (IST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente por contato sexual sem o uso da camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e geralmente se manifestam por meio de feridas ,corrimentos,bolhas ou verrugas. Algumas IST´s são de fácil tratamento e de rápida resolução, exceto o HIV que ainda não temos a cura, (alarquivos.saúde.gov.br).

Lagoa de pedras/RN 2019