DISCUSSÕES E ESTRATÉGIAS COLETIVAS DE ENFRENTAMENTO À DEPRESSÃO, AUTOMUTILAÇÃO E SUICÍDIO.

A Secretaria de Assistência Social, no dia 31 de agosto, em parceria com o Conselho Tutelar e com a Secretaria de Saúde, realizou o I Encontro Intersetorial de Saúde Mental: Discussões e estratégias coletivas de Enfrentamento à depressão, automutilação e suicídio, tendo como participantes, a Secretaria de Educação e o Conselho Tutelar do nosso município.

Na ocasião, a psicóloga do CRAS realizou uma palestra a respeito da prevenção ao suicídio, relatando as formas alternativas de se buscar ajudar alguém que se encontra em situação de risco e de vulnerabilidade no que se refere a sua Saúde Mental. Além disso, foi aberta uma discussão, em que houve a participação do Conselho Tutelar, agentes comunitários de saúde e dos demais convidados. No que se refere a Secretaria de Saúde, a psicóloga da Unidade de Saúde do Centro, realizou uma atividade com todos os participantes denominada de “A Tenda do Conto”. Essa atividade é caracterizada por ser uma prática integrativa de cuidado na atenção básica e, na ocasião, foi aplicada para os participantes que se encontravam no evento com o objetivo de que estes associassem a palavra a algum objeto que lhe trouxesse algum significado afetivo.

A psiquiatra da unidade também fez importantes considerações, explanando sobre os casos mais críticos de saúde mental e o perfil de pacientes que ela atende. Ao término do encontro, foi servido um lanche para todos os convidados.