No dia 20 de setembro de 2018 foi realizada uma ação sobre o setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, organizada pela Secretaria de Assistência Social – SMAS juntamente com o Centro de Referência em Assistência social – CRAS.

Participaram da ação duas turmas da escola, 7° ano “A” e “B”, a turma do 7° “B” ano fez abertura, com apresentações sobre depressão automutilação e suicídio. Em seguida, as técnicas do CRAS e da SMAS iniciaram a realização da ação, a qual teve como objetivo orientar os adolescentes sobre as formas de prevenção ao suicídio de forma lúdica e interativa, através de atividades que estimulem as relações interpessoais.

A ação foi divindade em três momentos, no primeiro momento foi proposta uma dinâmica aos educandos com o tema: “Levando a carga uns dos outros”, seu intuito era auxiliar o grupo a pensar na importância de ouvirmos uns aos outros procurando a melhor forma de ajudar (desenvolvimento da empatia). No segundo momento houve uma breve discussão sobre o Setembro Amarelo, conduzida pela psicóloga do CRAS, onde foi destacado a importância da valorização da vida e das relações no mundo moderno. Após a discussão, a turma foi dividida em grupos para a leitura de um estudo de caso, onde foi pedido aos participantes que sugiram soluções para a problemática posta.

No terceiro momento foi proposto uma oficina de cartazes com o tema: “Vamos celebrar a vida!”. Com a sala ainda dividida em grupos foi distribuído alguns materiais para que eles produzissem os cartazes (cartolina, coleções, revista/jornais, tesoura, cola, pilotos, etc.) O objetivo era fazer com que os adolescentes expressassem – através dos desenhos, frases e recortes – seus sentimentos aspirações a respeito da vida.