O município de Lagoa de Pedras realizou nos dias 18, 19, 20,21 e 22 de fevereiro deste ano a Jornada Pedagógica, iniciando o planejamento do ano letivo de 2019 com o seguinte tema: Aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a conhecer. Os quatro pilares da educação são conceitos de fundamento da educação baseados no relatório para UNESCO da comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Esse conceito tem por objetivo a construção de uma educação significativa para os alunos que os coloque como sujeitos da aprendizagem e valorize suas competências e potencialidades. Uma educação baseada nesses quatro pilares vai muito além da informação abrangente dos alunos em seus contextos intelectuais, pessoais, sociais e emocionais, visando á formação humana e social da pessoa. O evento contou com a participação de profissionais da educação, professores, diretores e coordenadores das escolas do município.

No primeiro dia da programação 18 de fevereiro o encontro aconteceu no Centro Multiuso, na abertura oficial ocorreu à formação da mesa com representantes do município, houve um momento solene com o Hino Nacional. Neste momento as boas vindas do ano letivo foram realizadas pela Senhora Vera Lúcia Secretária de Educação e Cultura e do Senhor Raniere César Amâncio Prefeito Municipal, destacaram a importância deste momento para a comunidade escolar, ressaltando o apoio e empenho na educação do município, como também os desafios que os professores enfrentam diariamente e a colaboração de todos para obtermos melhores resultados. A palestra de abertura foi realizada com o palestrante Heráclito Noé com o tema: Cultura de paz nas escolas.

O evento foi encerrado com as orientações gerais da Coordenadora pedagógica Rosineide Sena sobre a I GINCANA DOS PROFESSORES que teve como objetivo integrar os professores e vivenciar algumas ações na prática a ser realizada durante a jornada, o anjo amigo para que cada um cuide do outro, avisos e informes da programação da semana e um coffe-break para os participantes.

O segundo dia foi realizado na Escola Municipal Santa Luzia, com a entrega dos kits aos professores, as oficinas foram realizadas de acordo com sua atuação, voltadas para reflexão e aprimoramento com o tema: aprender a aprender a ser realizado na educação infantil, Ensino Fundamental – Anos inicial Ensino Fundamental – Anos finais e EJA nos dois turnos com pausa para o almoço que foi servido na escola. Durante as oficinas os professores foram instigados a aprimorar suas práticas pedagógicas e absorveram conhecimento e inovação para começaram o ano letivo mais capacitados e criativos.

O terceiro dia foi realizado na referida escola e contou com a presença das Palestrantes Leila Maia e Carolina Dávila com o tema: Equilíbrio, corpo e mente para os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e gestores. Após a palestra foi servido um café seguido do planejamento da rotina escolar de acordo com a modalidade de ensino com os respectivos coordenadores, na oportunidade a coordenadora geral pedagógica entregou a cada professor um rotineiro para desenvolver a inteligência sócio-emocional dos alunos. No turno vespertino foi realizado o II Encontro de Formação em Educação Ambiental Crítica para os professores do Ensino Fundamental II e EJA.

No penúltimo dia da semana pedagógica, a secretária de educação apresentou alguns dados e orientações gerais referente ao ano letivo que se inicia. Em seguida a coordenadora geral pedagógica realizou um momento de Educação Emocional a todos educadores e prosseguiu com a Palestra: Refletindo e Planejando Ações Educacionais integrando os quatro pilares da educação, o currículo, a BNCC, o Regimento e o plano de ação de cada escola. Em seguida os educadores reuniram-se em pares para discutirem o processo de ensino aprendizagem e traçar metas para melhorar a prática pedagógica e garantir o direito de aprendizagem dos alunos, concluindo o turno matutino com almoço a todos participantes. Dando continuidade no turno vespertino com as equipes reunidas por escola para avaliação dos resultados 2018 e elaboração do plano de ação 2019. Encerramos à tarde com a

conclusão da gincana momento produtivo e de muito aprendizado e da revelação do anjo que foi emocionante. O último dia da jornada aconteceu em cada escola com as respectivas equipes .

Nesse ano, a Jornada Pedagógica aconteceu de forma dinâmica e satisfatória explorando novos caminhos em busca da educação de qualidade para o município de Lagoa de Pedras.