No dia 08 de Março de 2018, a Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Lagoa de Pedras/RN realizou o evento comemorativo do Dia Internacional da Mulher. A solenidade ocorreu no Centro Multiuso do município e a programação iniciou-se a partir 13hs 00.

O evento iniciou-se com a benção do Pr. Emanuel Alaíde, pároco da cidade, o qual discorreu sobre a questão da violência doméstica na sociedade contemporânea. Ato contínuo, a nova Juíza de Direito da Vara Única da Comarca de Santo Antônio, palestrou sobre “Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”. A juíza destacou os vários tipos de violência contra mulher – física, psicológica, moral, sexual e patrimonial – enfatizando a violência psicológica como uma das mais prejudiciais, pois afeta diretamente a autoestima da mulher, impossibilitando-a de sair do ciclo de violência. Também esclareceu, como a mulher pode identificar se está vivendo em um relacionamento abusivo, exaltando o empoderamento feminino, mostrando como elas são fortes e capazes de enfrentar este problema.

Para tanto, Dra. Marina, fez apontamentos acerca da aplicabilidade da Lei Maria da Penha, como uma das principais saídas para estas mulheres recorrerem, destacando a importância de denunciar o agressor e do papel da família e comunidade para apoiar e encorajar as vítimas.

Logo após, a enfermeira Ieda discutiu sobre as consequências que a violência doméstica pode trazer para a saúde da mulher. Seguidamente, foi apresentada pelos agentes de saúde, uma peça teatral onde se discutiu sobre violência doméstica.

Também houve uma aula de fitdance com as mulheres ali presentes, realizada pela professora convidada, Flávia. Finalizando a programação, foi servido um lanche e logo depois, todos seguiram para os canteiros da cidade para a planta de mudas, uma iniciativa do Projeto Florir LP.