Cultura e cidadania: Um olhar para a vida
A Prefeitura Municipal de Lagoa de Pedras através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou a Jornada Pedagógica no período de 20 a 28 de Fevereiro, iniciando o planejamento do ano letivo de 2018. A abertura oficial ocorreu no dia 20 no Centro Multiuso com a formação da mesa dos representantes do município, houve um momento solene com o Hino Nacional e também a apresentação da Banda Marcial. O Prefeito Raniere César Amâncio da Silva destacou a importância da educação para um futuro melhor aos lagoapedrenses, a secretária de Educação Vera Viegas reforçou o compromisso com as demais secretarias e o fortalecimento da interação com a comunidade escolar, ambos deram as boas vindas aos profissionais e desejaram um bom ano letivo de trabalho.
A palestra de abertura foi realizada pela jornalista e escritora Glácia Marilac com o tema: A comunicação do amor, juntamente com a psicóloga: Rayssa Ebert que encantou a todos com sua sabedoria. Tivemos a participação do ex aluno Jornalista Rafael Pereira que apresentou o livro que está escrevendo. Foi realizado sorteios de livros, entrega de mudas para cada participante contribuir com o projeto #Vamos florir LP multiplicar e doar. O evento foi encerrado com os avisos e informes para os próximos momentos e coffee-breack.
O segundo dia foi realizado na Escola Municipal Santa Luzia, os professores participaram de oficinas por segmento, voltadas para reflexão, aprimoramento e inovação das práticas pedagógicas com um olhar para a vida a ser realizado na Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos iniciais, Ensino Fundamental – Anos finais e EJA, gestores e coordenadores, porteiros e secretários de escola, ASG’s e as merendeira também tiveram a oportunidade de participar desse momento.
Nos demais dias foi realizado a formação para os professores participantes do PNAIC alfabetização na idade certa por segmento, planejamento por escola para elaboração do Projeto Político pedagógico – PPP, estudo da Base Nacional Comum Curricular com os professores do Ensino Fundamental anos finais, oficina de libras para os professores do Ensino Fundamental anos iniciais, participação da equipe do programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Potiguar Sul 1º ciclo. Encerrando com encontro administrativo e pedagógico em cada escola.
A jornada pedagógica além de ser um momento de reflexão é um momento de construção, na qual profissionais buscam traçar metas e caminhos para melhorar a prática pedagógica e o desempenho dos alunos. Com o esforço mútuo conseguimos construir, inovar e vencer todos os desafios.