A Prefeitura Municipal de Lagoa de Pedras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 07, 12 e 19 de julho, mais um mutirão de ultrassonografias na Unidade Integrada de Saúde Dona Lia, localizada do Centro do Município.
Foram atendidas 147 pessoas para procedimentos em ultrassonografia de abdômen total, ultrassonografia obstétrica, pélvica, mamaria, transvaginal, cervical, ultrassom da próstata, ultrassom do trato urinário e ultrassom de tireoide.
Os exames foram conduzidos pelo especialista ultrassonografista Dr. Antonio Andrade. O mutirão foi realizado em três dias, manha e tarde, sendo priorizado pela manhã os procedimentos que necessitava de preparo, ou seja, de jejum, idosos e gestantes. A Secretaria vem realizando esse tipo de mutirão mensalmente sempre atenta para atender toda a demanda que o município precisa.
A ultrassonografia é um método diagnóstico que utiliza ondas sonoras para obtenção de imagens. Não tem efeitos colaterais muito usado para diagnósticos, acompanhamento de gestação, detectar doenças vasculares e alterações de órgãos e estruturas do corpo.
As vantagens desse tipo de exame é que em geral não exige preparo prévio ou, em alguns casos, apenas uma preparação simples, como um jejum de 6 a 8 horas e a repleção da bexiga, é um exame não invasivo e indolor que fornece imagens dinâmicas em tempo real, sem o uso de radiações, amplamente disponível, de fácil uso e custo relativamente baixo.
Os resultados dos exames foram entregues aos pacientes no fim de cada exame.