Os homens correspondem por quase 60% das mortes no país. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arteriais mais elevadas.

Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa de Pedras apresenta uma das prioridades nesse governo, a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem. Essa política traduz um longo anseio da sociedade ao reconhecer que os agravos do sexo masculino constituem verdadeiros problemas de saúde pública.

Essa assistência ao gênero masculino deve nortear as ações de atenção integral à saúde do homem, visando estimular o autocuidado e, sobretudo, o reconhecimento de que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros.

A ação foi contemplada na Unidade Integrada de Saúde Dona Lia, em um dia de sábado, onde foram convidados mais de 40 homens de todo o município. O dia começou com a coleta de exames laboratoriais, logo depois foi servido um saboroso café da manhã, com exposição da nutricionista, que esclarecia dúvidas acerca de alguns hábitos alimentares. Após o café cada homem era convidado a usufruir dos serviços que a Unidade de Saúde oferecia naquele dia. Dentre eles: consulta médica, exames retal, orientação de enfermagem, consulta odontológica. Para esse evento, convidamos duas representantes da Fundação Osvaldo Cruz, do Rio de Janeiro e que estão à frente de projetos da Saúde do Homem, para conhecer a Ação de novidade para o município.