O Programa Novo Mais Educação, tem como objetivo melhor a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental por meio da ampliação da jornada escolar. O município de Lagoa de Pedras, contemplado com este programa, conta com acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa, Matemática e de atividades voltadas as artes, cultura e lazer. O programa tem por finalidade a alfabetização, redução de abandono e reprovação e melhoria nos resultados de aprendizagem do ensino fundamental.

Os alunos do nosso município são contemplados com acompanhamento pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática, além de aulas de leitura, dança, esporte, artesanato, música, canto, coral e banda.

As atividades são realizadas por pessoas da comunidade, na qual são especializadas em suas respectivas áreas de atuação. Os participantes colaboradores do programa são os mediadores que realizam o acompanhamento pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática, os facilitadores, que dão aula de artesanato, leitura, esporte, dança, canto, banda e coral. Além dos articuladores, que acompanham o desenvolvimento das atividades nas escolas.

O Novo Mais Educação acontece em Lagoa de Pedras de forma linear e articulada. Os participantes sempre trocam experiências do dia a dia e compartilham novas ideias para um melhor acompanhamento e resultado com os alunos.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza reuniões periódicas de formação e acompanhamento com os articuladores, mediadores e facilitadores afim de melhorar o desempenho dos alunos e trazer resultados positivos para o município na educação.