A Prefeitura Municipal de Lagoa de Peras-RN através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou no período de 13 a 16 de abril de 2021 a Jornada Pedagógica a todos os educadores da rede municipal em parceria com a rede Estadual de ensino, pela plataforma google meet.

A abertura aconteceu na terça-feira 13/04/2021 as 15 horas, com apresentação cultural pelo artista da terra Vital Macêdo que acolheu os educadores com música ao vivo. Em seguida a coordenadora geral pedagógica a professora Maria Rosineide de Oliveira Sena deu as boas-vindas, apresentou o tema da jornada e do ano letivo: “HUMANIZAÇÃO E INOVAÇÃO: RESSIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, tão relevante, nesse período desafiador a todos.

Após esse momento de abertura seguimos com o momento oficial convidando a todos acompanharem o hino nacional que foi apresentado através de vídeo.

Posteriormente a Secretária de Educação e Cultura a Senhora Vera Lúcia Viegas Gomes de Andrade realizou sua mensagem juntamente com o Diretor da Escola Estadual João Tomás Neto Elijean Paulino Fernandes, anunciaram o início das aulas para o dia 19 de abril de forma remota em virtude da pandemia, seguindo orientações do comitê técnico científico, logo em seguida o pronunciamento do excelentíssimo senhor Prefeito Guilherme Affonso Melo Amâncio da Silva, explanou sua proposta de governo para a educação, apresentou a adesão à plataforma SIGEDUC – Sistema Integrado de Gestão da Educação, ferramenta que permitirá a informatização da rede municipal de ensino de Lagoa de Pedras, “em um mundo globalizado, investir em recursos tecnológicos é necessário para dar um grande passo na melhoria das escolas públicas de nossa cidade.” O mesmo concluiu dizendo que continuará empenhando todos os esforços para o desenvolvimento desta importante área e reforçou seu compromisso com todos os educadores.

Sabemos que o ano de 2020 foi desafiador, mas podemos afirmar que foi um ano de muito aprendizado. As escolas se reinventaram, tiveram que aprender a desaprender para reaprender, para isso foi realizado um

breve relato das estratégias pedagógicas 2020 pelos coordenadores e gestores, fundamental para avançarmos e obtermos melhores resultados, sabemos que o maior desafio de 2021 é colocar em prática o ensino híbrido, uma vez que o ano letivo vai começar de forma totalmente remota e vai evoluir para o presencial, de acordo com as possibilidades indicadas pela Secretaria de Saúde e pelos índices de contaminação da Covid-19.

Após os relatos, promovemos um MOMENTO ALTA PERFOMANCE, observando como está a fisiologia com a trilha sonora da música GERAÇÃO DO AMOR, todos de pé e no ritmo da música, dançaram, cantaram, movimentaram o corpo, se permitiram está presente no aqui, agora. Após esse momento contagiante, da geração do amor convidamos o palestrante Clécio da Silva Psicólogo do nosso município com o tema: Cuidando de quem cuida que promoveu um momento de reflexão e de autoconhecimento.

Concluímos o primeiro dia com as orientações gerais da programação da semana: encerramos com as músicas: A paz e Um mundo bem melhor com todos cantando e se confraternizando, conectados através do coração.

No dia 14/04 quarta-feira das 14 às 17 horas realizamos um bate papo sobre Currículo diferenciado humanizado com o objetivo de refletirmos como: espera-se que sejam recuperadas todas as aprendizagens esse ano? Como dar conta dos conteúdos de 2021 e daqueles que ficaram para trás ? Como fazer dois anos em um?, BNCC: como priorizar as aprendizagens de 2020 e 2021?, um diálogo para sensibilizar e buscar estratégias juntos nesse momento desafiador a todos, com as coordenadoras pedagógicas Maria Rosineide de Oliveira Sena e Jeane da Rocha Baraúna em regime de colaboração entre estado e município com todos os educadores, tarde muito produtiva e de muita interação.

No dia 15/04 quinta-feira realizamos Oficinas por segmento com as respectivas coordenadoras: Educação Infantil das 8 às 11 horas com o tema: O que é base na Educação Infantil? Com as formadoras: Francilda Fernandes de Lima, Edvalda Amâncio de Andrade Silva e Gracilene Helena dos Reis, com a participação efetiva de todos os profissionais;

No Ensino Fundamental anos iniciais das 8 às 11 horas com o tema: Ressignificando a leitura e a escrita com método inovador, com as formadoras: Maria Josinete Coutinho de Sales Queiroz, Josenida de Pontes, Karina Liege Ramos de Lima Galvão e Naire Themes de lemos Ribeiro muita interação e reflexão sobre a prática;

O Ensino Fundamental anos finais e EJA aconteceu das 14 às 17 horas com a seguinte temática: Estratégias Pedagógicas através do Ensino Híbrido ou Remoto com as formadoras: Adna Gomes Toreres Queiroz, Genilma Galgano Campos Rosendo de Lima e Rita de Cássia Baraúna de Souza, muito aprendizado, sugestões, inclusive com a proposta de formação aos professores das novas metodologias tecnológias para melhorar a prática.

Na sexta-feira 16 de abril seguimos o mesmo horário da quinta-feira, promovemos o Planejamento anual por segmento de acordo com a realidade de cada escola, turma, elaborando nesse primeiro momento a avaliação diagnóstica, organização dos grupos, contatos com as famílias, com o objetivo de não deixar nenhum aluno para trás, para isso, seguimos as orientações dos protocolos sanitários, das diretrizes de retorno as aulas, da Base Nacional Comum Curricular, Currículo Estadual, Plano Municipal de Educação, Projeto Político Pedagógico e o plano de ação da escola a ser construído por todos para o ano letivo 2021.

Diante de todo o contexto que estamos vivenciando, concluímos a semana com a única certeza que temos é que sairemos desse processo como seres humanos e profissionais melhores. Corroborando com a citação de Celso Antunes: “Os professores são os pilares que sustentam o amanhã”.