Equipe de saúde do centro realiza campanha nacional contra Hanseníase, Verminoses e Tracoma

Com o slogan Hanseníase, Verminoses e Tracoma – em casa ou na escola, sempre é hora de prevenir e tratar, a campanha é voltada aos estudantes de cinco a 14 anos matriculados no ensino fundamental de escolas públicas, e pretende ensinar como se proteger dessas doenças, auxiliar na identificação de sinais e sintomas e esclarecer sobre a cura.

Durante a campanha serão realizadas buscas ativas de novos casos de hanseníase. Serão feitos também tratamento coletivo para verminoses e exames para a detecção e o tratamento de tracoma, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato prestado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em relação à hanseníase, os estudantes receberão fichas de autoimagem com informações sobre a doença para serem respondidas em casa com seus pais. Diante de um diagnóstico positivo de hanseníase, será possível descobrir se há outros casos na família, evitando-se a transmissão da doença. “Quando uma criança está com hanseníase, significa que alguém do convívio dela também tem a doença. A hanseníase tem cura e a transmissão é interrompida já no início do tratamento”

Escola Estadual Joao Tomaz Neto

Colégio Nossa Senhora da Conceição

Escola Municipal Santa Luzia