O Município de Lagoa de Pedras, recebeu nesta segunda-feira (17/07) a Unidade Móvel SESC Saúde Mulher, que oferece gratuitamente mamografia digital, exame citopatológico (papanicolau que previne o câncer de colo uterino), além de diversas ações educativas para a promoção em saúde. A inauguração aconteceu às 19:00 h, no Largo da Praça São Francisco de Assis, que contou com a presença de autoridades municipal e da comunidade. A Unidade Móvel ficará até o dia 28 de Julho, e a meta do SESC Saúde Mulher, é realizar por dia, na cidade, uma média de 30 exames de mama e 26 de colo de útero, atenderá de segunda a sexta-feira. Os exames, agendados previamente nas unidades básicas de saúde do município, além de serviços de educação em saúde no município, serão feitos por uma enfermeira, uma educadora em saúde e por duas técnicas de radiologia. “Com essa ação, reforçamos o serviço de saúde no município e contribuiremos para a detecção precoce de várias doenças, colaborando para a melhoria da saúde das mulheres do nosso município”, afirmou Alberto Neto, Secretário Municipal de Saúde.

O SESC Saúde Mulher está equipado com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o diagnóstico do câncer de mama. O mamógrafo é digital o que proporciona um melhor desempenho para avaliação do resultado e como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe. “Dentre os pontos reportados, podemos destacar o fato de que a realização da mamografia pode salvar muitas vidas, principalmente em pacientes em que o tumor está nos estágios iniciais”, finaliza o Secretário Municipal de Saúde.