O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) (BRASIL, 2017).

As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc) (BRASIL, 2017).

Em 2017, a Semana Saúde na Escola aconteceu de 03 a 07 de abril. Nesse período a Estratégia Saúde da Família (ESF) II desenvolveu ações educativas nas escolas de sua área de abrangência: Lagoa do Cipó, Alto do Juá, Gameleira e Lagoa da Palha. As ações foram voltadas para o tema central da Semana Saúde na Escola: o combate ao mosquito Aedes aegypti. Em conjunto com os profissionais educadores, mais a equipe de Endemias do município, os alunos puderam aprender um pouco sobre as doenças transmitidas pelo Aedes, bem como estratégias de redução do vetor. Foram realizadas palestras educativas e oficinas com os alunos nas escolas municipais: João Belarmino, Manoel Rodrigues, Prof. José Nunes Filho e José Arlindo da Silva. Ao todo, as ações contemplaram em torno de 140 alunos das quatro escolas do território.