I – Introdução

A V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma ocorrem nas escolas públicas de todo o país, e tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade, matriculados em escolas públicas nos municípios prioritários para essa ação, ou seja, municípios que possuem alta carga dessas doenças ou maior vulnerabilidade (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2015).

(Hanseniase)

A Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

(Verminose)

A Verminose são infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. Os sinais e sintomas das verminoses são: dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

(Tracoma)

O Tracoma é uma doença bacteriana que acomete os olhos, e se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

II – Objetivos

Identificar casos novos de hanseníase, por meio da utilização da ficha de autoimagem;

Reduzir a carga parasitária de geo-helmintos por meio do tratamento quimioprofilático com albendazol 400mg; e

Realizar busca ativa de casos de tracoma por meio do exame ocular externo, com tratamento dos casos positivos e seus comunicantes.

Ação

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação proporcionou a V Campanha contra a Hanseníase, Verminoses e Tracoma nas escolas do município de Lagoa de Pedras/RN.

Todas as escolas das comunidades localizadas no perímetro do atendimento da ESF III – UBS Mandú receberam a visita da equipe para uma reunião com os pais das crianças matriculadas, onde a enfermeira relatou a importância da campanha, onde todos receberam orientações referentes a ficha de exame de autoimagem para detecção da hanseníase, como também a aplicação do Albendazol para verminoses.

A equipe de saúde desenvolveu no mês de abril de 2018 nas respectivas escolas sendo elas: Escola Municipal Professor José Luiz Rodrigues (Sítio Mandú); Pré-Escolar Municipal Dona Lia (Sitio Mandú); Escola Municipal Ludugero Lourenço (Sítio Boqueirão); Escola Municipal Joana Nogueira (Sítio Provedor) e Escola Municipal João Cândido Sobrinho (Sitio Bigle), sendo atendidas 361 crianças entre 05 a 14 anos de idade.

Escola Municipal Professor José Luiz Rodrigues

Escola Municipal Joana Nogueira