A campanha de vacinação neste ano foi intensificada devido ao surgimento de um maior número de pessoas infectadas por essas doenças. O Brasil tem 1.237 casos confirmados de sarampo em 2018.  Já em relação à paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil.

Nas propagandas, tem sido reforçada aos pais a importância de imunizar os pequenos no caso do sarampo e da pólio, doenças que pareciam esquecidas pela população, pois eram consideradas eliminadas no país, mas cujos casos voltaram a aparecer.

A campanha nacional vai até o final do mês e trata-se de uma mobilização, já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde.

Objetivos da campanha:

• Vacinar quem nunca tomou a vacina;
• Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
• Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

A Equipe da ESF (UBS MANDÚ), iniciou no ultimo dia 06 de agosto de 2018 a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo em sua área de cobertura. A equipe não mediu esforços nas buscativas das crianças na faixa etária de 1 a menores de cinco anos de idade.
Dia D de vacinação contra a pólio e o sarampo ocorre neste sábado
Campanha segue até o dia 31 de agosto.

No dia D da vacinação a equipe da ESF proporcionou um dia diferente para os pequeninos na UBS. Além de receberem as doses das vacinas as crianças que compareceram se divertiram com danças ao som da madrinha da campanha (xuxa) como também da turma do balão mágico, pintura de rosto, distribuição de pipocas e doces, entre outros.