Educação de qualidade: Inovação e compromisso com as práticas pedagógicas.

O município de Lagoa de Pedras realizou nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro deste ano a Jornada Pedagógica, iniciando o planejamento do ano letivo de 2017. O evento contou com a participação de profissionais de educação, professores, diretores e coordenadores das escolas do município.

A programação foi planejada e organizada para um melhor aproveitamento deste momento tão importante para a educação, tendo em vista que a Jornada Pedagógica é um momento muito especial para a comunidade escolar.

O intuito deste encontro é analisar, refletir, discutir e avaliar o que aconteceu no decorrer do ano anterior, verificando os pontos positivos e negativos. Além de buscar resolver problemas e expor propostas para um melhor aproveitamento do ensino para os alunos. O propósito é inovar a educação do município de Lagoa de Pedras, com compromisso com as práticas pedagógicas e com a comunidade escolar.

No primeiro dia de evento, dia 21 de fevereiro o encontro aconteceu no Centro Multiuso, na abertura oficial ocorreu a formação da mesa dos representantes do município, houve um momento solene com o Hino Nacional e também a apresentação da Banda Marcial. Neste momento de boas vindas do ano letivo as autoridades falaram sobre a importância deste momento para a comunidade escolar, ressaltando o empenho que será colocado na educação do município. A palestra motivacional foi realizada pelo coach Giovanni Magnus, que trabalhou o tema: “Comunicação e Motivação”. O evento foi encerrado com os avisos e informes para os próximos momentos e um coffe-break para os participantes.

O segundo dia o evento foi realizado na Escola Municipal Santa Luzia. Os professores participaram de oficinas de acordo com sua atuação, voltadas para reflexão, aprimoramento e inovação das práticas pedagógicas a ser realizado na educação infantil, Ensino Fundamental – Anos iniciais, Ensino Fundamental – Anos finais e EJA. Durante as oficinas os professores foram instigados a aprimorar suas práticas pedagógicas e absorveram conhecimento e inovação para começaram o ano letivo mais capacitados e dinâmicos.

No último dia da semana pedagógica, os educadores participaram das oficinas sobre Avaliação da Aprendizagem e as Diretrizes Curriculares por seguimento, além disso, refletiram os momentos vividos durante a Semana Pedagógica e assimilaram os benefícios do momento em grupo, explorando as realidades da educação do município a fim de melhorar e aprimorar o desempenho dos alunos no decorrer do ano letivo através de práticas pedagógicas inovadoras e do compromisso com a educação de qualidade.

O encerramento deste evento proporcionou uma reflexão aos professores e demais participantes, além de capacitá-los e estimulá-los na busca pela melhoria da educação.

A semana pedagógica além de ser um momento de reflexão é um momento de construção, na qual profissionais buscam traçar metas e caminhos para melhorar a prática pedagógica e o desempenho dos alunos. Neste ano, a Jornada Pedagógica aconteceu de forma dinâmica e satisfatória explorando novos caminhos em busca da educação de qualidade para o município de Lagoa de Pedras.