A campanha de Prevenção à Aids no Carnaval 2017 reforçou o preservativo como a mais importante arma de combate as DST’S, HIV E AIDS, trabalhando a mensagem de prevenção na ação previa carnavalesca e durante as festas com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Essa ação foi realizada no dia 23 de fevereiro de 2017, pela III equipe da ESF – UBS do Mandú, onde houve a participação da população, convidados e colaboradores da saúde do nosso município. Durante o evento foi realizado uma palestra administrada pela enfermeira, médico e dentista da equipe, onde explanaram os cuidados na transmissão da AIDS, como também outras DST’s.

No momento do evento foram distribuídos folders e preservativos, tanto para os presentes como também para os que passavam em frente a unidade básica de saúde.

Ao término da palestra houve lanche para os presentes, logo após todos foram convidados a realizarem os exames de testes rápidos para HIV e Sífilis.

 

 

RELATÓRIO DA AÇÃO DE PREVENÇÃO AS  DST’S/ AIDS COM FOCO NO CARNAVAL

I – INTRODUÇÃO

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis. Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal)  é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação.

O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

II – OBJETIVO

– Conscientizar a população jovem e adulta da importância da prevenção para as doenças sexualmente transmissíveis entre elas destacando-se a AIDS;

– Orientar quanto o uso correto dos preservativos.